"Os obstáculos para a harmonia da convivência humana não são apenas de ordem jurídica, ou seja, devidos à falta de leis que regulem esse convívio; dependem de atitudes mais profundas, morais, espirituais, do valor que damos à pessoa humana, de como consideramos o outro." (Chiara Lubich)

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Para os alunos de Constitucional III


Algumas questões sobre ordem social.

1) Em demandas judiciais brasileiras, a reserva do possível é alegada pela Administração Pública como uma limitação para a efetivação de direitos fundamentais de ordem social. Este conceito, todavia, é interpretado, na atual jurisprudência do STF com o seguinte sentido: “Apesar de muitos direitos sociais estarem positivados na Constituição, a falta de recursos orçamentários para a prestação de políticas públicas nesta área é uma barreira intransponível que impede a efetivação das normas constitucionais”.
(  ) CERTO   (  ) ERRADO
A cláusula da reserva do possível não é uma barreira instransponível à efetivação dos direitos sociais. Segundo o STF não se pode alegar a reserva do possível em face do mínimo existencial.

A reserva do possível, segundo Ingo Sarlet, deve ser analisada sob três dimensões:
a) Possibilidade fática: consiste na disponibilidade de recursos necessários à satisfação das prestações de direitos sociais. Se não existe recurso por parte do Estado, o direito não pode ser exigido.
Em razão do princípio da igualdade, deve ser analisada a possibilidade de universalização daquela prestação. Se um cidadão possui certo direito, todos os demais que se encontram na mesma situação, também possuem esse direito.
b) Possibilidade jurídica: envolve a existência de autorização orçamentária para cobrir as despesas e a análise das competências federativas.
c) Razoabilidade da exigência e proporcionalidade da prestação: se é razoável que o Estado atenda certa demanda, diante das inúmeras outras que existem. Deve analisar qual é a situação mais prioritária.

2) Tomando emprestado o texto do art. 196 da CF/88 – direito à saúde – pode-se afirmar que o fornecimento de medicamentos constitui-se em direito fundamental do cidadão não estando submetido a nenhum requisito para a sua concessão por meio de decisão judicial.  (  ) CERTO   (  ) ERRADO
Min. Gilmar Mendes (Suspensão de Tutela Antecipada n° 175) traçou alguns critérios que vêm sendo seguidos para o deferimento do acesso aos medicamentos:
- Se existir tratamento pelo SUS, este deve ser preferido;
- Responsabilidade solidária entre os entes (art. 23, II da CF)
- Necessidade de registro do medicamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
- Para o deferimento judicial da medida deve haver suficiente fundamentação e detalhado exame dos motivos que levaram o SUS a não fornecer a prestação desejada.

3) As entidades privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, que poderá destinar, mediante convênio, recursos públicos para auxílios ou subvenções a entidades privadas com fins lucrativos, quando, por exemplo, na localidade não houver leitos suficientes para o atendimento de doentes.
(  ) CERTO   (  ) ERRADO
É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

4) A norma constitucional que determina que a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes da União, dos Estados, Distrito Federal, Municípios e das contribuições estabelecidas pela própria Constituição é uma decorrência do princípio constitucional da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços. 
(  ) CERTO   (  ) ERRADO
Decorrência do princípio constitucional da diversidade da base de financiamento. Art. 194, VI, CF

5) Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, hipótese em que os diversos regimes de previdência social se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei.
(  ) CERTO   (  ) ERRADO
Art. 201, parágrafo 9º, CF

6) O STF declarou a constitucionalidade do critério de miserabilidade adotado pela lei de assistência social (1/4 do salário mínimo) para a concessão do benefício de assistência continuada. Desta forma, uma família com renda per capita superior a ¼ do salário mínimo, jamais terá direito ao benefício assistencial.
(   ) CERTO  (   ) ERRADO
Abstratamente a lei é constitucional, mas a aplicação da lei ao caso concreto pode produzir um resultado inconstitucional, passível de ser controlado pelo juiz por meio do controle difuso de constitucionalidade. Logo, é possível que a família com renda per capita superitor a ¼ do salário mínimo tenha direito ao benefício assistencial.
7) Seria inconstitucional lei municipal que determinasse a obrigatoriedade de frequência em aulas de ensino religioso, no ensino fundamental, mesmo que essa lei garantisse a diversidade religiosa e o estímulo à tolerância com a diferença.
(   ) CERTO  (   ) ERRADO
 Segundo a CF/88 o ensino religioso é de matrícula facultativa.

8) O MP ajuizou ação para garantir o efetivo acesso de crianças com idades de zero a seis anos em creches públicas e unidades de pré-escola de determinado município, que contestou a ação sob o argumento de que não tinha obrigação constitucional de garantir tal direito. De acordo com o entendimento dominante no STF a contestação deve ser procedente, visto que é assegurada ao Poder Executivo local a opção discricionária de decidir onde e quando alocar os recursos públicos destinados à educação, não cabendo ao MP ou ao Poder Judiciário fazer ingerências no que diz respeito à escolha do administrador público, notadamente em um cenário de escassez de recursos públicos.
 (   ) CERTO  (   ) ERRADO

Os Municípios - que atuarão, prioritariamente, no ensino fundamental e na educação infantil (CF, art. 211, § 2º) - não poderão demitir-se do mandato constitucional, juridicamente vinculante, que lhes foi outorgado pelo art. 208, IV, da Lei Fundamental da República, e que representa fator de limitação da discricionariedade político-administrativa dos entes municipais, cujas opções, tratando-se do atendimento das crianças em creche (CF, art. 208, IV), não podem ser exercidas de modo a comprometer, com apoio em juízo de simples conveniência ou de mera oportunidade, a eficácia desse direito básico de índole social. Lembrar também que a proteção constitucional ao direito de creche é para crianças de 0 a 5 anos de idade.

9) O Poder Judiciário admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas paralelamente às ações movidas nas instâncias da justiça desportiva
(   ) CERTO  (   ) ERRADO
A justiça desportiva é exceção ao princípio da inafastabilidade do controle jurisdicional. Art. 217, CF

10) A Constituição Federal em vigor apresenta nitida ampliação da concepção de patrimônio cultural, valorizando a pluralidade cultural, num contexto de busca de concretização de cidadania e de direitos culturais. Além disso, o multiculturalismo se faz presente nos dispositivos constitucionais que tratam da proteção da cultura, a exemplo da previsão concernente à obrigação do Estado de proteger as manifestações culturais dos diferentes grupos sociais e étnicos, incluindo indígenas e afro-brasileiros, que formam a sociedade brasileira. (   ) CERTO  (   ) ERRADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário